Numa Visão Psicológica, Quem É O Homem?

“homem s.m. 1. animal racional; ser humano. 2. a humanidade. 3. indivíduo adulto do sexo masculino; varão. 4. indivíduo energético; corajoso.” (do minidicionário Luft, Ática/Scipione). Quem é o homem senão um conjunto de várias definições, experiências vividas, sentimentos, emoções... 


Quando nascemos, somos quase uma “página em branco”. Quase, porque não chegamos ao mundo de todo vazio. Seja por herança genética trazemos uma base psicológica onde está nossa personalidade primordial como um esqueleto de um prédio em construção apenas com as colunas em pé. 

As paredes, portas, janelas e o acabamento final virão conforme adquirirmos experiências e assimilarmos o que aprendemos não só na escola, como também, do mundo ao redor. O homem é essencialmente um produto do meio em que vive, uma página que vai sendo escrita de acordo com as influências a sua volta: dos pais, do trabalho, da escola, dos amigos. 

Todos passam por isso, no entanto, a forma que será interpretada e usada pelo indivíduo é única em cada um. Alguém que nasce num bairro violento não será necessariamente um marginal, assim como, um nascido dentro da alta classe nem sempre é exemplo de conduta ética. 

O homem, dentro da sociedade, está sujeito a todo tipo de influências negativas e positivas, entretanto, como animal racional, consegue e deve ter o discernimento de assimilar apenas o que é benéfico para as pessoas próximas a ele e a si mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas