Pescadores
Qual é o papel da escola na sociedade? Educar seria
a resposta óbvia. Entretanto, quando vemos crianças na rua pedindo esmolas,
comida, dormindo nas calçadas ou debaixo de viadutos vemos que este papel não
está sendo cumprido a contento.
A escola, representante do Estado no ensino, tem o dever, a obrigação de prover educação eficaz e de qualidade para todos e, principalmente, aos menores de idade. Mas só dar educação não basta mais. Para estas crianças terem um bom desempenho na escola o governo deve incluir os pais ou responsáveis – que se encontram em igual situação– nesta equação. Ou seja, sociabilizar e educar esta população carente e abandonada.
A escola, representante do Estado no ensino, tem o dever, a obrigação de prover educação eficaz e de qualidade para todos e, principalmente, aos menores de idade. Mas só dar educação não basta mais. Para estas crianças terem um bom desempenho na escola o governo deve incluir os pais ou responsáveis – que se encontram em igual situação– nesta equação. Ou seja, sociabilizar e educar esta população carente e abandonada.
A situação que se apresenta é esta: crianças,
homens, mulheres, famílias ou não vivendo na rua precariamente. Dizem alguns
que por escolha. Será mesmo? Talvez. Porém,
estes indigentes já foram crianças algum dia. Será que escolheram viver assim?
O abandono destes infantes é geral tanto por parte dos pais quanto por parte do
governo que durante muito tempo fechou os olhos ou simplesmente lavou as mãos
para este problema.
Esta é uma questão antiga e complexa. A origem vem
desde a época do Brasil Império e até hoje muito se falou e pouco se fez. Há
programas como o Bolsa-Família que visam introduzir estes jovens carentes em
escolas públicas e a sua permanência nestas. Contudo, o programa traz falhas e
não são poucas. Com fiscalização escassa não há um controle efetivo sobre se as
famílias cadastradas estão recebendo o valor em dinheiro. E a falta de metas
claras sobre o que se quer alcançar com as crianças na educação torna este
programa e seus derivados apenas mais uma esmola que, neste país, com uma das
maiores taxas tributárias do mundo, praticamente tornou-se mais um imposto.
É claro que estes programas visam também à
distribuição de renda igualitária para a população das classes baixas. Mas só
dar o peixe pode ser um erro. Nesse sentido, se estes ou outros programas
estivessem associados de forma objetiva e efetiva à educação, então parte do
ensinar a pescar estaria resolvido. Porém, enquanto o governo não enxergar a
educação como investimento e não como mais um gasto o ensino brasileiro não
sairá da estaca zero.
Sem levantar mais acusações que não levam a lugar
nenhum cabe a escola, ao governo, a sociedade, portanto, “sequestrar” estes
meninos e meninas de rua e colocá-los em salas de aulas para mais do que
ensiná-los a ler e escrever mostrar-lhes que também são cidadãos e que devem
respeitar e ser respeitados. Os pais ou responsáveis por estas crianças também
devem ser incluídos junto dos seus filhos para que possam desenvolver-se e
cumprirem um papel relevante na sociedade. Assim, a função da escola estaria sendo
realizada: o de não apenas ensinar a pescar, mas mostrar de onde vem o peixe,
qual é o seu habitat, como surgiu a prática da pesca, etc.
Dissertação sobre o tema: " qual é o papel da escola na sociedade", para a disciplina de Didática ministrada pela professora Priscila dos Santos Vidotti.
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